quinta-feira, 26 de abril de 2012

. Cheiro de Minas .

É possível sim, você chegar em um lugar, e sentir-se em casa!
Ultimamente não sei onde fica minha casa, dentre tantas viagens, sempre falo para as pessoas, que moro no mundo e passeio em casa.
Semana passada estava nas Minas Gerais, lugar verde, planalto, fria ou quente? E com cheiros que encantam qualquer alma.
Desta vez fui a Minas para passeio, e assuntos pessoais! Aproveitei cada cantinho da cidade, conheci gente, e não fiquei enjoada, como as vezes me ocorre, no dia-a-dia de trabalho.
Como diz Clarice, " Às vezes me dá enjôo de gente. Depois passa e fico de novo toda curiosa e atenta. E é só."
Um dos mais importantes acervos artísticos e arquitetônicos do Brasil Colonial está abrigado nas cidades mineiras, em Ouro Preto,Mariana, Diamantina, Congonhas, Tiradentes, Sabará e São João Del-Rei.
Na cozinha mineira a carne de porco é muito presente, sendo famosos o tutu com lombo de porco, a costelinha de porco e o leitão a pururuca. Também são apreciados a vaca atolada, o feijão tropeiro com torresmo, linguiça e couve, o frango ao molho pardo com angu de fubá e o frango com quiabo ensopado e arroz com pequi. São famosos os doces mineiros, especialmente o doce de leite, como o produzido em Viçosa, a goiabada, a ambrosia. O pão-de-queijo é uma das principais referências da cozinha mineira.
E eu me perdi na costelinha de porco, no feijão tropeiro com torresmo....






Tive o prestígio de participar da ''Comida di Buteco'', onde todos os botecos da cidade de Belo Horizonte fazem pratos típicos, e este ano, o item escolhido foi o Queijo de Minas. Hum mmm 
Boteco Chamego`s fez o prato Uai pode! Uai pede! Filé de franco ao molho branco gratinado, com queijo tradicional mineiro.






Dormir pouco, curtir muito, andei muito, rir muito, e uma pena que meu pedacinho carioca estava longe, sentir uma saudade, risos... 
E estou aguardando a próxima viagem para as Minas Gerais, já estou com saudades do Cheiro de Minas, uai! Só que dessa vez meu pedacinho carioca vai está!

Nenhum comentário: