domingo, 21 de março de 2010

. Akita .



SUA HISTORIA



Proveniente da Província de Akita na Ilha de Honshow é reconhecido como Patrimônio Natural Nacional do Japão.

Cão do tipo Spitz ou seja: cão de orelhas triangulares, cauda enroscada com a mesma aparência das raças nórdicas como o Husky, Samoyeda, Malamute do Alaska.

Sua origem mais admitida é a de que teriam sido feito cruzamentos entre o Kari, o mais antigo cão de Japão e o Chow Chines. Além de um excelente cão de guarda, foi criado também para a caça de grandes animais como o alce, o antílope, o porco do mato e o Yezo, um grande urso existente no Japão que pode chegar a até 350 kg.

Seus sentidos como a visão, o olfato, e a audição são muito apurados, isto faz do Akita um ótimo cão de guarda.

É um cão extremamente quieto, seu latido é considerado um alerta real, pois só late quando há alguma coisa errada.


SUA EVOLUÇÃO


Na época chamada de Edo que foi de 1.603 à 1.867, apenas aos nobres era dado o direito de Ter um Akita, que era homenageado em cerimonias especiais.

Na era MEIJI que foi de 1.868 à 1.912 o Akita foi usado como cão de combate pois era moda no Japão como as rinhas de hoje. Nesta época o Akita foi cruzado com o Tosa , um forte cão japonês.

Por volta de 1.930 felizmente esses combates foram banidos pelo prefeito da província de Akita e a raça voltou a sua função inicial, que era a caça.

Em 1.927 para a preservação da pureza da raça que por pouco não foi extinta, foi criada a "Sociedade Akita Inu Hozankai "do Japão.

Quando em 1.931 foi considerado Patrimônio Natural Nacional, o governo japonês tomou todas as precauções para preservar a raça, até o ponto de interditar sua exportação.

Até hoje o Akita é tão importante para o Japão que o governo se encarrega de manter um campeão Akita, mesmo que seu proprietário não tiver condições de faze-lo. No Japão é chamado de "Ichi-Ban" que significa "numero um". A raça foi introduzida na Europa por volta dos anos 70. A introdução da raça nos Estados Unidos se deu após a guerra. Lá chegando houve uma mestiçagem com cães do tipo molosso e com pastores alemães, por volta de 1.940.

A grande diferença entre os dois tipos: o japonês e o americano fizeram com que ambos países desenvolvessem seus tipos separadamente criando assim o japonês do tipo spitz; focinho mais fino, orelhas eretas, não muito grandes e inclinadas para a frente, sua estrutura física moderadamente robusta, tipo de raposa.

O americano como característica uma estrutura física mais robusta, suas orelhas maiores, o focinho mais grosso e quase sempre de mascara negra, alem de poder ser malhado.

Depois de muito tempo, isto é em 1.992 ao padrão japonês foram acrescentados alguns detalhes que destinguiam os dois tipos, como a mascara negra, que foi considerado como falta e a cor malhada não considerada como preferida.


Um filhote de cachorro da raça akita, é com ele que se acaba criando um profundo laço de lealdade.


Sem duvida muito fofo!!!Que meu eterno Nick não fique com ciumes...


quarta-feira, 17 de março de 2010

... pra você guardei o amor!





Pra Você Guardei o Amor


Composição: Nando Reis



Pra você guardei o amor
Que nunca soube dar
O amor que tive e vi sem me deixar
Sentir sem conseguir provar
Sem entregar
E repartir

Pra você guardei o amor
Que sempre quis mostrar
O amor que vive em mim vem visitar
Sorrir, vem colorir solar
Vem esquentar
E permitir

Quem acolher o que ele tem e traz
Quem entender o que ele diz
No giz do gesto o jeito pronto
Do piscar dos cílios
Que o convite do silêncio
Exibe em cada olhar

Guardei
Sem ter porque
Nem por razão
Ou coisa outra qualquer
Além de não saber como fazer
Pra ter um jeito meu de me mostrar

Achei
Vendo em você
E explicação
Nenhuma isso requer
Se o coração bater forte e arder
No fogo o gelo vai queimar

Pra você guardei o amor
Que aprendi vendo meus pais
O amor que tive e recebi
E hoje posso dar livre e feliz
Céu cheiro e ar na cor que arco-íris
Risca ao levitar

Vou nascer de novo
Lápis, edifício, tevere, ponte
Desenhar no seu quadril
Meus lábios beijam signos feito sinos
Trilho a infância, terço o berço
Do seu lar


E não se fala mais nisso!

quinta-feira, 11 de março de 2010

... TPM ?






Não sei bem o que me ocorre hoje, fiz visitas rapidas, falei pouco, sorrir pouco, brinquei pouco, briguei pouco tambem..


Saudade do colinho da minha melhor amiga, que neste exato momento esta longe, e tambem precisando do meu ombro amigo... saudade do cheirinho do arroz mineiro que a mãe dela fazia toda vez que eu ia almoçar na casa dela.


Saudades das risadas mais gostosas e das confidências mais malucas que faziamos juntas, saudades dos banhos de piscina que tomavamos juntas, e do Sol quente que banhava nosso corpo enquanto fofocavamos daquele namoradinho..


Hoje pela primeira vez, nunca me senti tão sozinha...


Cheguei cedo em casa, e fiquei vidrada olhando meu mural, estava tão anestesiada que nem senti aquela dorzinha mensal que estava ali, me encomodando...



Alguns colegas me ligaram, me chamando para sair, tomar aquela velha e gostosa cervejinha, e eu, recusei, recusei porque hoje eu quero muito, mas muito mesmo, ter a companhia das minhas fotos, das minhas musicas, minhas velhas cartas...



Hoje pela primeira vez, nunca me senti tão sozinha...